tag:blogger.com,1999:blog-53860920408618461432024-03-12T20:20:21.846-07:00Professor Pesquisador no Ensino de FísicaEste blog tem por objetivo subsidiar a prática pedagógica e fomentar a formação docente do professor de Física.Otto H M da Silvahttp://www.blogger.com/profile/11680858869643829765noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-5386092040861846143.post-86702580221789524202012-04-09T17:59:00.003-07:002014-01-06T03:36:51.522-08:00Ação Investigativa<div style="text-align: justify;">
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<b>O professor da Educação Básica pode desenvolver ações investigativas que o legitima a ser um pesquisador?</b></div>
Acho que sim.<br />
No entanto, antes desta possibilidade existem muitas questões que devem ser observadas, verificadas e, certamente, discutidas. Por exemplo: para ser considerado um <i>professor pesquisador</i> é preciso apropriar-se de um método científico já estabelecido na Ciência, além de um bom domínio do conhecimento da área de formação; um <i>professor pesquisador</i> deve disponibilizar boa parte de seu tempo laboral para se dedicar a atividade de pesquisa, para que possa se aprofundar nas questões e leituras sobre o objeto de pesquisa e também nas reflexões sobre o problema da investigação. Estas condições ficariam incompletas se não forem levadas em conta outras de natureza concreta, como as condições materiais, pedagógicas e profissionais [e até políticas] para que tudo isso ocorra.</div>
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Ao se considerar esses pré-requisitos poder-se-ia afirmar que é praticamente impossível ao professor da Educação Básica adquirir o <i>status</i> de pesquisador, tornando-se um <i>professor pesquisador</i>. Contudo, essas "barreiras" não são intransponíveis e o professor da Escola pode e deve superá-las através, por exemplo, de uma <i>ação investigativa</i><i>.</i></div>
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A <i>ação investigativa</i> do professor<i> </i>deve está voltada para a possibilidade concreta de uma pesquisa educacional que proporcione uma articulação entre teoria e prática.</div>
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Em relação ao <i>conhecimento teórico</i>, destaca-se a necessidade de contínua formação teórico-metodológica e constante atualização dos conhecimentos específicos da área. Assim, nesta ação, o <i>professor pesquisador</i> está respaldado por um constructo teórico-metodológico, mas tem a seu favor a experiência e a própria prática pedagógica que também consiste num espaço de aplicação da proposta de pesquisa. </div>
A <i>ação investigativa</i> baseia-se nos seguintes pressupostos: <br />
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<li> O professor pode ser um produtor de conhecimento a partir de uma concepção teórico-metodológica, das fontes históricas, da epistemologia e filosofia da ciência e também da colaboração de sua experiência pedagógica.</li>
<li>O professor deve estar atento às reais necessidades de enfretamento dos problemas presentes na educação básica.</li>
<li>A formação continuada do professor deve ser desenvolvida de forma contínua e não fragmentada.</li>
<li>As verdades devem ser tomadas enquanto produções históricas, o que assegura a negação de qualquer dogmatismo. </li>
</ul>
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Corroborando para a concepção da <i>ação investigativa</i> do <i>professor pesquisador</i>, está a pesquisa realizada sob a perspectiva de uma abordagem histórica e epistemológica, ou seja, a história da gênese dos conceitos físicos corresponde um viés pelo qual o <i>professor pesquisador</i> irá desenvolver a pesquisa. Da mesma forma, a transposição didática é utilizada como um instrumento de análise na investigação do conhecimento físico, criado em sua época e contexto, e do respectivo conhecimento escolar descrito nos manuais didáticos. Portanto, as abordagens histórica e epistemológica, juntamente com a transposição didática, constituem-se em dois instrumentos metodológicos em que a ação do <i>professor pesquisador</i> está também fundamentada. Portanto, para a realização de uma investigação segundo a perspectiva aqui colocada é importante observar os pressupostos citados, ter o hábito da leitura e reflexão, ser ágil na busca de informações em bibliotecas, bancos de dados, publicações periódicas impressas e eletrônicas, participar com constância de eventos científicos como congressos, encontros, simpósios, palestras etc e, principalmente, escrever bem sobre suas ideias. Essas características constituem um perfil para o <i>professor pesquisador.</i><br />
No entanto, essas exigências teórico-metodológicas são necessárias mas não suficientes, pois é preciso ter condições materiais concretas para que o professor possa desenvolver uma <i>ação investigativa</i>.<i><br /></i><br />
Otto H M da Silva<i> </i></div>
Otto H M da Silvahttp://www.blogger.com/profile/11680858869643829765noreply@blogger.com1