segunda-feira, 9 de abril de 2012

Ação Investigativa

O professor da Educação Básica pode desenvolver ações investigativas que o legitima a ser um pesquisador?
Acho que sim.
No entanto, antes desta possibilidade existem muitas questões que devem ser observadas, verificadas e, certamente, discutidas. Por exemplo: para ser considerado um professor pesquisador é preciso apropriar-se de um método científico já estabelecido na Ciência, além de um bom domínio do conhecimento da área de formação; um professor pesquisador deve disponibilizar boa parte de seu tempo laboral para se dedicar a atividade de pesquisa, para que possa se aprofundar nas questões e leituras sobre o objeto de pesquisa e também nas reflexões sobre o problema da investigação. Estas condições ficariam incompletas se não forem levadas em conta outras de natureza concreta, como as condições materiais, pedagógicas e profissionais [e até políticas] para que tudo isso ocorra.
Ao se considerar esses pré-requisitos poder-se-ia afirmar que é praticamente impossível ao professor da Educação Básica adquirir o status de pesquisador, tornando-se um professor pesquisador. Contudo, essas "barreiras" não são intransponíveis e o professor da Escola pode e deve superá-las através, por exemplo, de uma ação investigativa.
A ação investigativa do professor deve está voltada para a possibilidade concreta de uma pesquisa educacional que proporcione uma articulação entre teoria e prática.
Em relação ao conhecimento teórico, destaca-se a necessidade de contínua formação teórico-metodológica e constante atualização dos conhecimentos específicos da área. Assim, nesta ação, o professor pesquisador está respaldado por um constructo teórico-metodológico, mas tem a seu favor a experiência e a própria prática pedagógica que também consiste num espaço de aplicação da proposta de pesquisa.
A ação investigativa baseia-se nos seguintes pressupostos:
  • O professor pode ser um produtor de conhecimento a partir de uma concepção teórico-metodológica, das fontes históricas, da epistemologia e filosofia da ciência e também da colaboração de sua experiência pedagógica.
  • O professor deve estar atento às reais necessidades de enfretamento dos problemas presentes na educação básica.
  • A formação continuada do professor deve ser desenvolvida de forma contínua e não fragmentada.
  • As verdades devem ser tomadas enquanto produções históricas, o que assegura a negação de qualquer dogmatismo.
Corroborando para a concepção da ação investigativa do professor pesquisador, está a pesquisa realizada sob a perspectiva de uma abordagem histórica e epistemológica, ou seja, a história da gênese dos conceitos físicos corresponde um viés pelo qual o professor pesquisador irá desenvolver a pesquisa. Da mesma forma, a transposição didática é utilizada como um instrumento de análise na investigação do conhecimento físico, criado em sua época e contexto, e do respectivo conhecimento escolar descrito nos manuais didáticos. Portanto, as abordagens histórica e epistemológica, juntamente com a transposição didática, constituem-se em dois instrumentos metodológicos em que a ação do professor pesquisador está também fundamentada. Portanto, para a realização de uma investigação segundo a perspectiva aqui colocada é importante observar os pressupostos citados, ter o hábito da leitura e reflexão, ser ágil na busca de informações em bibliotecas, bancos de dados, publicações periódicas impressas e eletrônicas, participar com constância de eventos científicos como congressos, encontros, simpósios, palestras etc e, principalmente, escrever bem sobre suas ideias. Essas características constituem um perfil para o professor pesquisador.
No entanto,  essas exigências teórico-metodológicas são necessárias mas não suficientes, pois é preciso ter condições materiais concretas para que o professor possa desenvolver uma ação investigativa.

Otto H M da Silva

Um comentário:

  1. Eaai blz??voltei,vir visita denovo,como eu gosto de comentar vamos la...Li esse post umas 4,5 vez,o blog é bom demais,precisar nem falar nada,alguns amigos me recomendaram,Dizem que existe Rastreador de celular. Achei este link http://www.rastreador1.com/rastreador_de_celular_rastreador_gps_autotracker.php na net e gostaria de saber se alguém pode me dar referência?

    ResponderExcluir